Casa » Serviços de plantas » Plantas e pragas » Características morfológicas de nematóides de solo

Características morfológicas de nematóides de solo

Nematóides são lombrigas microscópicas que vivem no solo. Com a umidade encontrada entre partículas do solo, eles deslizam através de estratos de solo de alimentação e reprodução. Visto sob um microscópio, sua pele cobrindo ou cutícula, é transparente, oferecendo uma visão dos seus órgãos internos. Estes órgãos internos, junto com seus dispositivos de alimentação, órgãos sexuais e a forma geral do corpo, são exclusivos para os vários géneros de nemátodos e são usados para identificação morfológica.

Estruturas de alimentação

Todos os nemátodos possuam alguma estrutura para alimentação. Em plantas parasitas e alguns fungos alimentação nemátodos, essa estrutura é um estilete ou lança. Encontrados na frente ou na extremidade anterior do nemátodo, o estilete pode ser estendida e usada para furar células vegetais para sugar o conteúdo. Outras espécies podem ter aberturas orais simples ou aberturas com estruturas semelhantes a dentes.

Esôfago

O esôfago é a área entre a boca e o início do intestino. Nemátodes parasitas de plantas e alguns nematóides de vida livre tem um dos três tipos de esophagi—um tylenchoid, um esôfago aphelenchoid ou um esôfago dorylaimoid. No entanto, os tipos mais comuns são o esôfago de duas ou três partes. Um esôfago tylenchoid consiste de uma anterior procorpus, o bulbo médio midregion ou metacarpo e o posteriores glândulas basais ou bulbo basal. Um dorylaimoid esôfago ou esôfago de duas partes, consiste em uma seção anterior cilíndrica e uma parte posterior glandular. Essas configurações são mais conhecidas e estudadas entre nematóides de solo, mas existem outras configurações de esophagi em milhares de espécies de nematóides.

Intestinos e sistema reprodutivo

Os intestinos, repleto de alimento não digerido, podem ser observados sob um microscópio. Como esses intestinos leigos na cavidade do corpo é às vezes usado como um ponto de identificação. O restante da cavidade do corpo está ocupado com os órgãos reprodutivos. A vulva é o órgão reprodutivo feminino e abre para o exterior do corpo. Os tubos levando da vulva são classificados pela Nematologistas em outras partes reprodutivas, como o ovário, oviduto e útero. Nemátodes masculinos e feminino existem para todas as espécies, mas os homens às vezes são raros e nem sempre são necessários para a reprodução. Masculinos nemátodos podem distinguir-se das fêmeas por seus órgãos reprodutivos exteriores. Chamadas espículas, gubernaculum ou bursas dependendo da espécie, essas estruturas são todas usadas para transferir o esperma no corpo da fêmea.

O sistema nervoso

O sistema nervoso simples encontrado nos nemátodos consiste de um anel de tecido nervoso ao redor do esôfago e estendendo-se por todo o corpo.

Sistema excretor

O sistema excretor varia de espécie para espécie e pode consistir em uma única célula excretor ou um sistema mais abrangente. O poro excretor é a característica mais facilmente vista do sistema excretor.

Forma do corpo

Nemátodes formas podem variar muito em detalhes, mas a maioria são cilíndricas com estreitamento cara e coroa. A forma da cabeça e da cauda, comprimento e forma do corpo e estilete, número de ovários, forma da cabeça, lábios e espículas, quantidade de ornamentação cuticular e posição da vulva são todos os recursos de órgão externo usados na identificação.

Recebidas termos de pesquisa:

  • qual a morfologia das nematoides (1)

Artigos relacionados: