Casa » Gramado e jardim » Paisagismo » Irrigação por gotejamento caseiro de permacultura

Irrigação por gotejamento caseiro de permacultura

O objetivo das práticas de permacultura é atender às necessidades humanas básicas mais sustentáveis, menos desperdício forma possível. Uma das maneiras mais simples que você pode praticar a Permacultura é a reutilização de materiais antigos. Com nada mais do que uma velha garrafa de refrigerante e algumas ferramentas, você pode fazer um sistema de irrigação gota a gota simples para suas plantas. Ele irá mantê-los regada a uma taxa constante sem arriscar overwatering.

Dificuldade: Moderadamente fácil

Instruções

Coisas que você precisa

  • garrafa de refrigerante de 2 litros
  • Faca
  • Furadeira
  • broca de 1/8 de polegada ou 3/32 polegada
  • Espátula jardim
  1. Corte o fundo da garrafa de refrigerante usando a faca. Vire o frasco de cabeça para baixo. Antigo topo da garrafa de refrigerante é agora a parte inferior do seu sistema de irrigação de gotejamento. Você irá adicionar água através do topo aberto. Salve o fundo da garrafa reservado para mais tarde.
  2. Faça dois furos na tampa do frasco. Uso um bocado de broca 1/8 de polegada ou uma polegada 3/32 bit. A água no frasco lentamente vai vazar esses furos.
  3. Teste o caudal preenchendo a garrafa metade cheio de água e segurando-o com a tampa na parte inferior. Ele deve levar cerca de 20 minutos para esvaziar completamente. Se demorar significativamente mais do que isso, fazer um furo extra.
  4. Cavar um buraco de cerca de 6 centímetros longe do caule da planta que deseja irrigar. Escavar com cautela e não danificar as raízes da planta. Faça o buraco profundo o suficiente para caber a parte superior da garrafa dentro.
  5. Colocar o frasco no orifício, com a tampa na parte inferior. Ângulo a garrafa assim que se inclina em direção a planta em um ângulo de 30 a 45 graus. Preencha o buraco em volta da parte inferior com sujeira.
  6. Encha a garrafa com água, chá de composto ou de uma solução nutritiva. Coloque o fundo da garrafa cortada e salvo no topo aberto do seu sistema de irrigação de gotejamento. Ele servirá como uma tampa para manter a sujeira e deixa e irá reduzir a evaporação.

Dicas & advertências

Esses sistemas de irrigação de gotejamento simples funcionam bem com tomates, beringelas, squash e pimentas.

Se você estiver usando soluções de chá ou adubo composto, você poderá colocar um filtro na tampa de garrafa para ajudar a manter os orifícios de saída de ficar entupidos. Use fio dental de filtro ou tela de janela.

Artigos relacionados: